Morre José Santana, dublador de Harry Potter, aos 83 anos

Morre José Santana, dublador de Harry Potter, aos 83 anos


O mundo da dublagem brasileira perdeu um de seus grandes talentos. José Santana, renomado ator e dublador, faleceu no último domingo, dia 7, aos 83 anos. Ao longo de décadas de carreira, ele marcou gerações dando voz a personagens inesquecíveis de filmes, séries e animações.

Entre seus trabalhos mais lembrados está a dublagem de Amos Diggory, da saga Harry Potter. Além disso, José Santana também ficou conhecido por emprestar sua voz a Doc, da série Todo Mundo Odeia o Chris, e ao Grande Meistre Mellos, de A Casa do Dragão.

Na animação Os Simpsons, o dublador interpretou dois personagens icônicos: o diretor Seymour Skinner e Tony Gordo. Sua versatilidade também o levou a dublar estrelas de Hollywood, como Brian Cox (Logan Roy em Succession), Danny Trejo (Tio Machete em Pequenos Espiões), Carl Lumbly (Isaiah Bradley em Capitão América 4) e Hector Elizondo (Jon Flint em Um Tira da Pesada).

Legado na dublagem brasileira

Com uma voz marcante e inconfundível, José Santana deixou sua assinatura em produções que atravessaram gerações. Seu trabalho ajudou a aproximar o público brasileiro de grandes personagens da cultura pop, tornando-se referência entre fãs e colegas da dublagem.

A notícia de sua morte comoveu profissionais do ramo e admiradores de seu talento. Nas redes sociais, fãs destacaram a importância de seu trabalho para a memória afetiva de muitos que cresceram assistindo aos personagens que ele dublou.

José Santana deixa um legado imenso para o universo da dublagem. Sua contribuição para o cinema, a televisão e a cultura geek continuará viva em cada personagem que ganhou vida através de sua voz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem